Montar uma lanchonete pequena é uma das alternativas para quem deseja investir nesse tipo de negócio, mas não tem dinheiro suficiente para abrir algo muito grande ou simplesmente porque identificaram essa opção como a mais favorável.
Abrir sua própria lanchonete pequena e simples não é nenhum bicho de sete cabeças e pode ser uma opção bem econômica para alguns empreendedores novos. O certo é que mesmo sendo algo bem pequeno, não impede que você obtenha sucesso e trabalhe no seu negócio próprio, por isso selecionamos algumas dicas úteis para começar trabalhar de forma correta.
Identifique um local propício para se instalar
Quando pensamos em montar uma lanchonete pequena, lembramos logo de um espaço pequeno e sem muito conforto, porém mesmo se tratando de algo muito simples é possível se instalar em um local mais aconchegante.
Naturalmente você vai precisar de um espaço para preparar seus próprios produtos, colocar freezers, expositores de salgados e lanches, ter um espaço ideal para circular e muitas outras coisinhas necessárias. Além disso no seu espaço será necessário ter um amplo balcão com cadeiras para que os clientes possam se sentar, pois esse é o melhor meio de economizar espaço.
Com relação a localização, o mais recomendado é que você procure se instalar em locais com uma boa circulação de pessoas, mas de preferencia que não tenha grandes concorrentes. Essa é aquela mesma história para quem vai montar um mercadinho, pois para se obter sucesso é preciso trabalhar em um local mais ou menos bom e longe das grandes empresas, então planeje muito bem tudo isso antes de investir nesse tipo de negócio.
Avalie o investimento para montar uma lanchonete pequena
Planejar os gastos que se terá ao montar uma lanchonete pequena é outro fator a ser analisado nesse momento. O fato é que alguns novatos no mercado preferem não planejar nada pois se trata de negócio muito simples e pequeno, porém esse é um dos erros administrativos que deve-se evitar.
A princípio será necessário alugar um ponto comercial para se instalar, caso não tenha algo próprio, terá gastos com a compra de acessórios para lanchonete, produtos que serão vendidos, algumas matérias primas para fazer salgados ou sucos naturais e a contratação de algum funcionário, caso seja necessário.
Então de qualquer forma você vai precisar aplicar dinheiro para conseguir montar uma lanchonete pequena e fazer um planejamento antecipado disso para ter tudo sob controle na hora de investir é algo indispensável para qualquer empreendedor nesse tipo de negócio.
Conquiste uma clientela fiel
Essa talvez seja uma das coisas mais complicadas de se fazer nesse processo para montar uma lanchonete pequena, até porque para conquistar clientes e conseguir fideliza-los você vai precisar de muito jogo de cintura e se desdobrar a cada dia para satisfaze-los. No entanto, a partir do momento em que você consegue um número bom de clientes fixos, tudo tende a funcionar de forma eficiente e sua pequena lanchonete gere dinheiro.
De qualquer forma, o que você deve fazer constantemente é trabalhar com produtos de grande qualidade, oferecer um atendimento amigável a seus clientes e ajudar no que for possível, buscar novidades para diversificar os produtos da lanchonete, prezar sempre por uma boa higiene no local e criar o máximo de amizade possível com sua clientela.
Esses são detalhes importantíssimos para se montar uma lanchonete pequena e obter sucesso com ela, pois só com clientes fidelizados é que você ganhará a tão sonhada estabilidade no mercado.
Tenha um plano de crescimento para sua lanchonete simples
Não adianta você querer montar uma lanchonete pequena e simples se não tiver um plano de crescimento para transformar aquela pequena empresa que é hoje em algo maior no futuro. Então tenha isso em mente desde o primeiro momento em que iniciar seu negócio.
Montar uma lanchonete pequena não se resume somente em abrir as portas e vender salgados pelo resto da vida do mesmo jeito. Você precisa crescer, inovar e fazer com que seu negócio ganhe novos horizontes, então planeje o que irá fazer para crescer sua lanchonete, qual o lucro que pretende obter com ela daqui a algum tempo, tenha metas de vendas para ser alcançada, tenha um plano do que precisa fazer para crescer e foque sempre nesses objetivos.
Equipamentos necessários para montar uma lanchonete
Os equipamentos para abrir uma lanchonete variam muito dependendo do foco principal do negócio. Via de regra, para que pretende abrir uma lanchonete terá um investimento menor que em outros projetos de maior monta como, por exemplo, montar uma pizzaria, por se tratar de um segmento voltado para fast food.
Em uma linha geral, para iniciar sua lanchonete você precisará de equipamentos para a área operacional como:
- Balcões climatizados
- Freezes e geladeiras
- Espremedor de frutas e liquidificados
- Fritadeita, chapa, forno e coifa
- Utensílios de cozinha, pratos e talheres
Os outros equipamentos são os básicos para qualquer tipo de negócio como móveis e utensílios assim como equipamentos de caixa e pagamentos.